Alternativas Saudáveis: Receitas de Saúde & Bem-Estar

Animal de estimação: comprar ou adotar?

Ter um animal pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa. Diferença pra melhor! Existem estudos que mostram resultados eloquentes sobre os benefícios de se ter um animal de estimação. A pergunta é: comprar ou adotar?

Um animalzinho nos faz muita companhia e traz muita alegria para a nossa casa. Pesquisas comprovam que acariciar um animal, por exemplo, reduz a pressão arterial e relaxa o corpo inteiro.

Os animais dão às crianças mais segurança, estimulam o contato físico, a comunicação e o aprendizado, além de uma sensação de proteção. Os animais fazem também com que muitas pessoas não se sintam tão sozinhas e, aumentam a auto estima delas, principalmente das crianças.

ter um animal de estimação faz muito bem à saúde!
adotar um animal pode ser muito saudável para o animal, para quem adota e para a comunidade!

 

Há muitos registros de casos em que os animais ajudaram pessoas a enfrentarem melhor tratamentos médicos, a reduzirem o tempo de recuperação de doenças, a saírem de quadros de depressão. Os animais têm o poder de ajudarem a nós humanos a superarmos situações adversas. Mas, por que não adotar em vez de comprar?

Melina Zukernik escreveu um artigo para o maravilhoso canal Discovery Home and Health, no qual ela apresenta várias razões para pensarmos com carinho na adoção. Um dos argumentos de Melina é incontestável, penso eu. É o seguinte: pense na superpopulação de cachorros e gatos, que não têm um lar, que são necessitados de afeto e cuidados, que são expostos todos os dias aos perigos das ruas e da indiferença de pessoas ignorantes. Felizmente, as pessoas, de maneira geral, parecem estar mais conscientes sobre o fato de que adotar um animalzinho é benéfico para o animal, para quem adota e para a comunidade.

A adoção, porém, deve ser feita de forma consciente. O que devemos levar em consideração na hora de adotar um animalzinho?

O estilo de vida da nossa família;

O tamanho do animal, o tipo de pelo, a personalidade e as necessidades físicas do bichinho;

O espaço real que temos na nossa casa, que espaço poderemos de fato oferecer ao bichinho;

O tempo que teremos para fazer-lhe companhia, atividade física e cuidados propriamente ditos;

Os custos que teremos com a alimentação, veterinário, remédios se e quando forem necessários.

Adotar sem ter reais condições para tal é muito pior que não adotar!

Atualmente, há muitos sites, ONGs e instituições de defesa animal que estão equipadas para dar todo o tipo de informação, para quem deseja adotar um animal de estimação.

De qualquer forma, não perca de vista, que, além de comida boa e água fresca, o melhor que se pode oferecer a um animal é carinho. Muito carinho! Os animais são tudo de bom! Assim como as plantas, estão aqui para nos ajudar a sermos melhores seres humanos, em todos os sentidos. Por isso, eles merecem, antes de qualquer coisa, de todo o nosso respeito e gratidão.

Aho!

Se gostou do que leu, curta a nossa página no FaceBook, para receber o nosso conteúdo regularmente! 

Um abraço!

MF

Está gostando do conteúdo? COMPARTILHE!