Uma planta com mil e uma utilidades

A camomila é uma dessas plantas extraordinárias, que oferecem inúmeros benefícios medicinais em suas diferentes formas de aproveitamento.

Originária da África, a camomila ganhou o mundo rapidamente, espalhando as suas propriedades curativas. Se formos repará-la bem, vamos perceber que ela é barrigudinha, o que é uma boa pista para uma das suas propriedades: ela alivia as dores de barriga dos bebês recém-nascidos.   Mas, essa é apenas uma delas. Iremos ver aqui algumas outras das suas propriedades, nos seus diferentes usos.

Olha como ela é barrigudinha...

Olha como ela é barrigudinha…

Composição química

Entre outros componentes, a camomila tem em sua composição: cânfora, flavonoides, ácido salicílico, saponina, pró-camazuleno, cumarina, terpenosazuleno, mucilagem, tanino e ácidos orgânicos.

As propriedades

A camomila é:

  • Analgésica
  • Adstringente
  • Antiinflamatória
  • Calmante
  • Carminativa
  • Cicatrizante
  • Refrescante
  • Tônica

O que faz

O floral (do Sistema da Califórnia)

Floral feito de camomila pelo Sistema da Califórnia

Floral feito de camomila pelo Sistema da Califórnia

O flora feito com a camomila harmoniza as emoções. Desfaz a tensão que se acumula na região do estômago e do plexo solar. Estabiliza s emoções, trazendo paz e serenidade.

O floral feito com a camomila é excelente para pessoas de humor instável, pessoas com insônia e, também, é ótimo para crianças.

O óleo essencial

Da camomila são feitos dois tipos diferentes de óleos essenciais: um se chama Camomila Romana e o outro Camomila-Azul ou Camomila-Alemã.

Há dois tipos de óleo essencial de camomila: o de camomila romana e o de camomila azul

Há dois tipos de óleo essencial de camomila: o de camomila romana e o de camomila azul

Óleo Essencial de Camomila Romana

Acalma, estabiliza as emoções, dá entendimento, consciência espiritual e, ajuda a pessoa a ficar serena, a se aquietar. É um poderoso relaxante.

Óleo Essencial de Camomila-Azul (ou Camomila Alemã)

Ajuda a aliviar cargas emocionais profundas. É altamente refrescante e reconfortante. É um poderoso analgésico e antiinflamatório. Muito bom para dores no corpo.

O chá

O chá de camomila alivia o estresse, limpa o fígado e desinflama tecidos, os músculos e a garganta! Tudo de bom!

O chá de camomila alivia o estresse, limpa o fígado e desinflama tecidos, os músculos e a garganta! Tudo de bom!

Se ingerido à noite, o chá feito com as flores da camomila alivia o estresse, proporcionado um sono de boa qualidade e, de quebra, ajuda no processo de limpeza e desintoxicação do fígado, que realiza essas funções entre a 1 e as 3 horas da manhã.

Por ser rico em componentes antiinflamatórios, o chá de camomila pode aliviar músculos e tecidos inflamados, assim como inflamação de garganta, dor de dente, dor de garganta, gripe e febre. Tudo de bom, não?

Como fazer o chá:

Coloque 1 xícara de água fervente sobre 1 colher de flores de camomila e, deixe em infusão por 10 minutos. Depois disso, coe e beba o chá em seguida.

E, você, já experimentou o floral, o óleo essencial ou o chá feito de camomila?Se já experimentou, volte aqui para contar pra gente como foi!

Inté mais!

Se gostou do que leu, compartilhe com os seus amigos das redes sociais. E, não se esqueça de curtir a nossa página no FaceBook, para continuar a receber o nosso conteúdo!

https://www.facebook.com/AlternativasSaudaveis

Curta a nossa página no FaceBook!

Curta a nossa página no FaceBook!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TESTE