Saiba mais sobre Alzheimer´s (Parte 1)

O que é demência?

A demência é um termo genérico para o declínio da habilidade mental, severa o suficiente, para interferir no dia a dia da pessoa.  A perda da memória é uma das suas principais características.

Existem aproximadamente 100 tipos diferentes de demência, entre eles o Mal de Alzheimer´s e a Doença de Parkinson.

Existem aproximadamente 100 tipos diferentes de demência, entre eles o Mal de Alzheimer´s e a Doença de Parkinson.

A demência não é uma doença específica. É um termo genérico que descreve uma vasta gama de sintomas associados com o declínio da memória e/ou outras habilidades mentais, que reduzem a funcionalidade da pessoa no dia a dia.

O Mal de Alzheimer´s ou Doença de Alzheimer´s constitui de 60 a 80% dos casos de demência. A demência vascular, que ocorre logo após um AVC, é o segundo tipo mais comum de demência.

O Mal de Alzheimer constitui de 60 a 80% dos casos de demência.

O Mal de Alzheimer constitui de 60 a 80% dos casos de demência.

Há muitos problemas de saúde que podem causar sintomas de demência, como por exemplo, problemas na tiróide e deficiência de vitaminas. Nesses dois casos citados, esses sintomas são totalmente reversíveis.

A demência é, muitas vezes, chamada de senilidade ou demência senil, que reflete a crença que um sério declínio mental faz parte do processo de envelhecimento. Mas, isso não é bem assim!

Sintomas de demência:

demência características by Alternativas Saudáveis

Embora os sintomas de demência possam variar bastante, pelo menos duas das seguintes funções mentais devem ficar significativamente prejudicadas, para a demência ser diagnosticada:

·         memória

·         comunicação e linguagem

·         habilidade de focar e prestar atenção

·         raciocínio e julgamento

·         percepção visual

As pessoas com demência podem ter problemas de memória curta, podem ter dificuldade de saber onde estão suas carteiras, de pagar suas contas, de preparar e planejar refeições, de se lembrar de compromissos, entre outras atividades do dia a dia.

Muitos tipos de demência são progressivos, ou seja, os sintomas começam fracos, mas, gradualmente, vão se agravando. Se você ou uma pessoa do seu círculo está apresentando perda de memória ou dificuldade de raciocínio, não ignore esses sintomas. Vá ao médico ou leve essa pessoa ao médico imediatamente, para que seja diagnosticada a causa desses sintomas. Uma avaliação profissional pode detectar uma condição tratável. Mesmo se os sintomas sugerirem demência, um diagnóstico feito a tempo, pode dar à pessoa a oportunidade de se beneficiar dos tratamentos que estão disponíveis.

Para dar continuidade à  nossa campanha, estaremos publicando publicando posts sobre o que é a Doença de Alzheimer´s, os 10 sinais de alerta da doença, os estágios  da doença, alimentação apropriada, cuidados especiais, as emoções por trás da doença e prevenção, entre outros. Fiquem ligados!

Até a próxima, então!

Se gostou do que leu, curta a nossa página no FaceBook!

https://www.facebook.com/AlternativasSaudaveis

Curta a nossa página no FaceBook!

Curta a nossa página no FaceBook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TESTE