Saúde é muito mais

Você se considera saudável?

A simplória ideia de que saúde é a ausência de doença evoluiu para o entendimento que para se gozar de boa saúde é preciso ter equilíbrio nas emoções, nos pensamentos e na maneira de se relacionar com o mundo, além da boa condição física.

Para mantermos o nosso corpo físico saudável precisamos nos alimentar bem. Verduras e frutas não podem faltar, de preferência, orgânicas. É preciso evitar as carnes gordurosas, enlatados e gordura hidrogenada (gordura trans), sacarina, ciclamato, aspartame, corantes e aditivos artificiais. Não se pode deixar de mencionar os maiores vilões da alimentação: açúcar refinado, trigo e laticínios. Água é essencial, mas que seja de boa qualidade.

Yoga faz bem pra saúde

Além de uma boa alimentação, uma caminhada diária de pelo menos 30 minutos faz muito bem ao corpo e à mente. Se estiver muito fora de forma, comece por 15 minutinhos. Uma simples caminhada melhora os intestinos e todo o sistema cardio-respiratório, regulariza a pressão arterial, queima caloria e afasta a depressão. Nada mal, não?

A qualidade do sono também é importante. O ideal seria que fôssemos dormir quando o sol se põe, como as pessoas que moram na roça. Não é à toa que muitas delas vivem, muitas vezes,  mais de cem anos. Mas, se não for possível, é aconselhável nos recolhermos até às 23 horas, porque muitas funções orgânicas somente acontecem a partir desse horário desde que estejamos dormindo. É preciso que o lugar onde dormimos seja o mais silencioso possível e totalmente escuro. Os ruídos, a luz e os equipamentos eletrônicos impedem que tenhamos aquele sono restaurador que o nosso corpo tanto precisa.

Em relação ao nosso equilíbrio emocional e mental vale lembrar que o ESTRESSE é o maior vilão desta paróquia. Mas, animem-se porque nem tudo está perdido! Existe um exercício tão simples como prestar a atenção na nossa respiração por apenas 5 minutos que pode fazer milagres! Mas, para vermos resultados temos de fazer todos os dias! Se pensarmos em disciplina como uma questão de amor próprio, as coisas ficam mais fáceis, não ficam?

Abrir um espaço nas nossas ocupadas agendas para fazermos o que gostamos também faz parte deste show! Ir à praia, bater aquela bola com os amigos, colocar a conversa em dia com as amigas, andar de bicicleta naquela rua bonita, ficar mais tempo com os filhos, ler aquele livro bacana que ficou amarelado de tanto tempo que ficou guardado…essas coisas.

Não levar nada para o lado pessoal pode nos ajudar a economizar muitos problemas, além da conta do analista. As pessoas são do jeito que são e, isso não tem nada a ver com a gente. Se não temos como controlar o que elas pensam de nós, por que esquentar a cabeça com isso? Além de ser uma carga de estresse desnecessária, não vai adiantar nada.

Ter saúde é uma arte que se parece à arte de cultivar flores. É preciso sabedoria e delicadeza. Muitas vezes, o esforço é grande, mas a recompensa é maior ainda. Os elementos mais importantes nesta arte são a alegria, o prazer, nos darmos permissão de sermos felizes e de estarmos sempre em paz com nós mesmos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TESTE