Leite pra quem não pode tomar leite

O que fazer quando bate aquela vontade de tomar um copo de leite, quando temos intolerância a laticínios? É nessa hora que o leite feito de castanhas torna-se uma alternativa saudável e interessante, porque, alem de não conter alergênicos, é muito saboroso.

Nos últimos tempos, inúmeras pesquisas científicas na área da nutrição têm sido publicadas, relatando os efeitos prejudiciais à saúde do consumo do leite e derivados.

Os pesquisadores da Harvard School of Public Health, por exemplo, afirmaram que as recomendações do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) para que a população tome leite de vaca, “são passos que vão na direção errada”.

A nutricionista norte-americana Natalia Rose, autora do livro The Raw Food Detox Diet, aponta duas situações como sendo os principais fatores que contribuem para que o leite de vaca faça mal à  saúde humana.

O primeiro é a molécula de proteína presente no leite de vaca e derivados, a caseína, que é muito pesada para o corpo humano digerir. O segundo é a pasteurização, através da qual, os bons atributos do leite são perdidos, incluindo as suas enzimas.

Segundo Natalia Rose, leite de vaca é excelente para os bezerrinhos, não para nós, seres humanos.

Já o médico e filósofo indiano, o Dr. Deepack Chopra, diz que o leite pode ser tomado por aqueles que não apresentam problemas de saúde. Talvez pela vaca ser um animal considerado sagrado na Índia, os indianos se sentem muito bem tomando leite.

O Dr. Peter J. D’Adamo, autor do livro Eat Right For Your Blood Type (Alimente-se de Acordo com seu Tipo Sanguíneo), aconselha as pessoas de sangue do tipo O a eliminarem laticínio da sua alimentação, por ser muito complicada a sua digestão para as  pessoas desse tipo sanguíneo.

Para saber se você pode ingerir laticínios, observe-se como se sente quando consome esses alimentos. Se sentir cansaço, sonolência e indisposição ou se observar a formação de gases ou qualquer mudança no seu aparelho gastrointestinal, esses sintomas podem ser indicadores de intolerância a laticínio. Se quiser ter mais certeza, peça ao seu médico uma requisição para fazer o exame de tolerância à lactose.

Se esse for o seu caso, ou se você quer simplesmente se aventurar a descobrir novos sabores, experimente os leites feitos com castanhas. Além de serem livres de alergênicos, são muito gostosos.

Foi pensando nas pessoas com intolerância a laticínio, que a nossa Zizi Mommy preparou dois tipos diferentes de leite de castanhas, um de amêndoas, que é mais leve e mais claro e, um de noz-pecã, que tem o sabor mais encorpado e tem a cor mais escura. A receita é basicamente a mesma para qualquer tipo de castanha.

Segue a receita…deliciem-se!

Receita de Leite de Castanhas

Ingredientes:

1 xícara de castanhas (amêndoas, nozes, nozes-pecã, etc)

3 xícaras de água mineral sem gás

1 colher de sopa de mel de boa qualidade

1 pitada de sal marinho

Modo de Fazer:

Ponha as castanhas de molho antes de fazer o leite, pelo menos por umas três horas, para que soltem as suas poderosas enzimas.

Coloque as castanhas e a água no liquidificador e bata bem.

Pegue um recipiente redondo e fundo, vista-o com um saco de tecido, como se fosse um coador de café grande e, derrame a mistura liquidificada no recipiente através do saco de tecido.

o leite de castanhas é uma alternativa saudável para quem tem intolerância ao leite de vaca

Quanto mais fino o tecido, mais fácil será essa etapa. Esprema com as mãos para aproveitar ao máximo.

leite de castanhas não tem alergênicos e é delicioso

Derrame o líquido do recipiente de volta no liquidificador, complete com um pouco mais de água mineral se precisar, para inteirar um litro.

Ponha uma colher de sopa de mel e uma pitada (é o suficiente!) de sal marinho.

Bata por mais um tempinho para misturar bem.

E, voilà! Está pronto o seu leite de castanhas!

Comentários
  1. 5 anos ago
  2. 5 anos ago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TESTE