Como fazer uma faxina sustentável

O nome sustentável está na moda, porque tem muita gente querendo ser ecologicamente correto. Mas, até que ponto nós, enquanto sociedade, sustentamos práticas que realmente conservam o meio ambiente?

Começando pelo nosso dia a dia, muitos de nós, que estamos no “piloto automático”, perpetuamos hábitos que, além de fazerem muito mal à nossa saúde, poluem o nosso tão precioso meio ambiente.

Estou me referindo ao simples ato de limpar a casa, que ocupa um lugar de destaque na cultura brasileira, porque nós brasileiros somos um povo que adora uma faxina, vamos combinar!

No entanto, quando tomamos conhecimento que a grande maioria dos produtos de limpeza doméstica industrializados contém substâncias altamente tóxicas, que constituem uma verdadeira ameaça tanto para a nossa saúde, quanto para a saúde do planeta, a gente pára e pensa?

E agora? O que vamos fazer?

Tem sempre uma alternativa saudável, pessoal! Aliás, essa é a nossa especialidade. Em se tratando de faxina saudável, podemos contar com três mega coringas da limpeza natural, que dão conta do recado direitinho: São eles: o bicarbonato de sódio, o vinagre e o sabão de côco.

Para vocês, queridos leitores, eis aqui algumas receitas básicas, para limparem suas casas com produtos que, além de não serem nocivos à saúde e, de não poluírem o meio ambiente, ainda irão, de quebra, dar um refresco ao seu orçamento. Nada mal, não? Então, vamos lá!

Limpar a casa com produtos caseiros protege a nossa saúde, conserva o meio ambiente e, de quebra, nos ajuda a fazer economia! Ôba!!!

Limpar a casa com produtos caseiros protege a nossa saúde, conserva o meio ambiente e, de quebra, nos ajuda a fazer economia! Ôba!!!

Receita de detergente caseiro para lavar louça:

1 litro de água

½ xícara de vinagre de álcool

3 colheres de sabão de côco ralado

Dissolva o sabão na água, adicione o vinagre de álcool e, mexa até a mistura ficar homogênea.

Receita de solução caseira para limpar banheiro:

3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

1 colher de sopa de vinagre de álcool

de 3 a 5 gotas de óleo essencial de melaleuca

3 xícaras de água

sumo de 1 limão (somente para o vaso sanitário)

Misture todos os ingredientes e, use a mistura para limpar o seu banheiro, o chuveiro e o vaso sanitário. Quando for lavar o vaso, acrescente o suco de 1 limão e, deixe a mistura de molho, pelo menos, por uns 15 minutos.

Receita de solução caseira para limpar pisos (cerâmica):

1 copo de vinagre branco

4 litros de água morna

Misture o vinagre com a água e, limpe o piso com um pano ou esponja (depois de mergulhada na solução). Limpe a solução de vinagre com água limpa e um pano. Seque com um pano seco.

Receita de sabão caseiro para lavar roupa:

1 barra de sabão de côco (35 a 40 gramas)

3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

3 litros de água

óleo essencial de lavanda

Rale o sabão e coloque as raspas em 1 litro de água quente. Com o fogo ligado, assim que as raspas do sabão se dissolverem, acrescente o bicarbonato de sódio. Apague o fogo e, deixe a mistura descansar por 1 hora.

Acrescente 1 litro de água morna e, em seguida, passe a misture em uma peneira fina, para tirar os pedacinhos de sabão não dissolvidos.

Aplique algumas gotas de óleo essencial de lavanda e/ou limão e, acrescente mais 1 litro de água, dessa vez, fria.

Agite a mistura e, deixe-a descansar por mais algum tempo. Divida o produto em recipientes menores para usar na lavagem de roupas.

Na hora de enxaguar as roupas, coloque ½ copo de vinagre branco, para  amaciar a roupa, realçar as cores e, evitar que manchem.

Receita caseira para limpar espelhos e vidros:

100 ml de vinagre de maçã

1 litro de água

jornal velho

Misture o vinagre de maçã com a água para limpar e, o bom e velho jornal para dar brilho.

Receita de solução caseira que limpa tudo:

4 colheres de bicarbonato de sódio

1 litro de água morna

1 colher de sopa de vinagre branco

Misture tudo e voilà!

Quando utilizamos produtos de limpeza, que fazemos com ingredientes naturais, o nosso ganho vai muito além da diferença entre os preços dos produtos industrializados e dos caseiros. Na verdade, estamos  potencialmente economizando em medicamentos e tratamentos médicos, que poderíamos estar gastando por conta de alergias e, quiçá de doenças bem mais graves, que são contraídas quando inalamos os perigosos tóxicos contidos nos produtos de limpeza industrializados.  A nossa saúde agradece! Com toda a certeza!

Se gostou do que leu, curta a nossa página no FaceBook!

www.FaceBook/AlternativasSaudaveis

curta a nossa página no facebook!

curta a nossa página no facebook!

Comentários
  1. 4 anos ago
  2. 4 anos ago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TESTE