Bela Gil concede entrevista para o Blog Alternativas Saudáveis!!!

 

Conheci a Bela Gil em uma série de palestras sobre saúde, que a escritora Sônia Hirsch deu no Rio de Janeiro recentemente. Como ela foi muito simpática, me senti à vontade de lhe pedir que concedesse uma entrevista para o Alternativas Saudáveis, o que ela atendeu prontamente. Que sorte a nossa!

Bela Gil é personal chef e nutricionista, com cursos de formação no Natural Gourmet Institute e no Hunter College, ambos em Nova York. Bela dá palestras, consultas e apresenta o programa Bela Cozinha no Canal GNT.

Conheci a Bela Gil durante as palestras "Saúde é outra coisa" da escritora Sonia Hirsch, no Rio de Janeiro. A Bela foi muito simpática e solícita com todo mundo. Foi um prazer tê-la conhecido.

Conheci a Bela Gil durante as palestras “Saúde é outra coisa” da escritora Sonia Hirsch, no Rio de Janeiro.
A Bela foi muito simpática e solícita com todo mundo. Foi um prazer tê-la conhecido.

Alternativas Saudáveis:

Então, Bela, nós aqui do Alternativas Saudáveis, estamos fazendo uma campanha sobre as consequências do consumo exagerado de açúcar refinado, para saúde.  Estamos chamando essa campanha de “Açúcar, não!”.

Bela, o que você tem a compartilhar com o nosso público sobre isso?

Bela Gil:

Acho que uma campanha que apoia e incentiva o baixo ou zero consumo de açúcar é muito importante para a sociedade atual. O brasileiro consome açúcar em excesso e, esse consumo já é super estimulado pela mídia, pelos alimentos industrializados e, pelo paladar que o brasileiro tem e criou. Então, mostrar as consequências do consumo excessivo de açúcar e, dar alternativas é um ato importante para a saúde do brasileiro.

Todas as dietas terapêuticas como a macrobiótica, a ayurveda e, a alimentação viva, que fazem sucesso no tratamento de diversas doenças, inclusive do câncer, têm em comum a retirada do açúcar refinado e produtos industrializados da dieta. Todos os alimentos podem tanto nos trazer saúde quanto doenças, dependendo da quantidade, frequência e modo que são consumidos. Mas, hoje o consumo de açúcar é excessivo e, o torna um dos maiores responsáveis pelas doenças crônicas que mais atacam os brasileiros, como por exemplo, as doenças do coração.

Alternativas Saudáveis:

Nesta campanha, Bela, nós estamos justamente chamando a atenção das pessoas para essa questão do consumo exagerado do açúcar,  que é um problema que muitas pessoas têm, mas que não se dão conta. E, mesmo aqueles que têm consciência, têm uma dificuldade muito grande de se libertarem.  Há pesquisas que afirmam que o vício pelo açúcar é quatro vezes mais forte que o vício por drogas pesadas.

Você poderia dar umas dicas de alimentação, para ajudar a essas pessoas, que estão lutando para “se libertarem” do açúcar?

Bela Gil:

O vício pelo açúcar é pesado e difícil de se desvencilhar. Porém, com foco, determinação e paciência conseguimos depender cada vez menos dessa substância. O segredo está na mudança do paladar que é um processo lento e gradual, porém muito efetivo para conseguir largar o açúcar. Outro passo importante é manter um estado mental equilibrado. Sabemos que estresse e depressão são grandes alavancas para impulsionar o consumo exagerado do açúcar. Então, cuidar do corpo e da mente nesse processo é fundamental.

Para diminuir o consumo de açúcar no dia a dia, podemos começar a quebrar certos padrões e hábitos que nos prendem ao seu consumo, como por exemplo:

não adoçar mais o café, o chá e o suco;

não levar sacos de alimentos contendo açúcar para dentro de casa;

não associar açúcar a bem-estar ou recompensa (por exemplo, chegar em casa cansada depois de um dia intenso de trabalho e, achar que pode comer uma barra de chocolate como recompensa).

Assim, começamos a mudar o nosso paladar, que se adapta conforme a nossa dieta. Então, é importante restringir severamente o consumo de açúcar por um tempo para acostumar o paladar com outros sabores.

Bela Gil aposta no resgate do paladar, fazendo-se uma restrição ao açúcar, para se vencer a batalha contra o vício pelo açúcar. Quando o paladar volta ao seu natural, a pessoa já não vai mais ter compulsão por doces!

Bela Gil aposta no resgate do paladar, fazendo-se uma restrição ao açúcar, para se vencer a difícil batalha contra o vício.
Quando o paladar voltar ao seu natural, a pessoa já não vai mais ter compulsão por doces! Faz sentido, não faz, gente? Foto por Erika Morais – Arquivos GNT

 

Alternativas Saudáveis:

Essa questão de mudar o paladar, para ajudar a nos livrar do vício pelo açúcar é uma ótima dica, Bela! Muito obrigada!

Em relação à necessidade de mantermos o estado de equilíbrio mental e emocional, como você acha que a yoga e a meditação podem ajudar nesse caso? Nós sabemos que você faz essas práticas há bastante tempo.

Bela Gil:

Qualquer prática de exercício físico é benéfica para a saúde, principalmente quando se luta contra algum vício, pois os exercícios ajudam a gerar uma sensação de bem-estar, que muitos buscam através de alimentos viciantes ou drogas. E, as práticas da yoga e da meditação ajudam a fortalecer a paciência, a determinação e o foco necessários para o indivíduo conseguir largar o vício do açúcar.

Alternativas Saudáveis:

Nossa! Você falou agora algo muito interessante: além de foco e determinação, nós precisamos também de paciência para largar o açúcar. É claro, porque é um processo, que não é dos mais fáceis, muito pelo contrário! Por isso, precisamos também de paciência. Perfeito!

Para finalizar, nós pedimos a você a receita de um prato, que ajude  a satisfazer às pessoas que têm compulsão por doces, sem que elas caiam na cilada do doce vilão.

Bela Gil:

Como sei que é difícil largar o açúcar de um dia para o outro e, o ideal é mesmo acostumar o paladar, vou passar uma receita de um doce, que para mim é suficientemente doce para me deixar feliz. Para pessoas acostumadas com muito açúcar pode ser que não achem tão doce assim. Mas, segue a receita… (abaixo) 

Alternativas Saudáveis:

Bela Gil, muito obrigada por nos ter concedido essa entrevista. Com toda certeza os seguidores do Blog Alternativas Saudáveis irão ficar muito felizes com essa novidade e, vão se animar com essas suas valiosas dicas. Valeu!!!

E agora, vamos à receita da Bela Gil?

Bolo de arroz com castanhas e coco

Ingredientes

1 copo de arroz integral cateto

1 copo de água

3 ovos passados na peneira

¾ copo de óleo

1 copo de açúcar mascavo

100g de coco ralado frasco

200g de castanhas do Pará ou nozes

1 colher (sopa) de fermento em pó

50g de uvas passas – lave e seque no fogo

Modo de preparo

1. Coloque o arroz de molho na água por 12 horas (1 noite). Bata o arroz no liquidificador, colocando o mínimo da água que ficou de molho, até o arroz ficar uma pasta lisa. No final, acrescente o restante da água que sobrou. Retire do liquidificador e reserve

2. Bata no liquidificador: os ovos, o açúcar mascavo e acrescente aos poucos o óleo. Bata bem e coloque o arroz batido. Bata por cerca de 8 a 10 minutos. Acrescente o fermento e bata mais um pouco.

3. Coloque a massa numa bacia e, acrescente o coco, as castanhas e as uvas passas. Despeje a massa em uma forma untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo integral.

4. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, colocando uma forma embaixo da forma com a massa do bolo para assar por igual. Asse por aproximadamente 1h.

A nossa Zizi Mommy, a cozinheira do Blog Alternativas Saudáveis, resolveu fazer o Bolo de Arroz com Castanhas e Coco da Bela Gil, que ficou D E L I C I O S O, pessoal!

Vale a pena conferir! Yummy Hummm!

 

Esse bolo de arroz integral com castanhas e coco é DELICIOSO! É bem doce mesmo, é muito bom! Obrigada Bela Gil!!!

Esse bolo de arroz integral com castanhas e coco é DELICIOSO! É bem doce mesmo, é muito bom! Obrigada Bela Gil!!!

 

 Se gostou do que leu, curta a nossa página no facebook!

https://www.facebook.com/AlternativasSaudaveis

curta a nossa página no facebook!

curta a nossa página no facebook!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TESTE