Alternativas Saudáveis: Receitas de Saúde & Bem-Estar

Uma comida boa pra cachorro!!!

Pensando na saúde dos nossos bichinhos de estimação, a qualidade da alimentação deles entra na berlinda. Será que a ração comercial é mesmo a melhor opção? Vamos contar a história da cachorra Lory e, também publicar a receita de uma comida que é boa pra cachorro!

Andi Brown, aclamada escritora norte-americana, autora do livro “The Whole Pet Diet”, depois de ter levado o seu gatinho, que ficou muito doente, a inúmeros veterinários, conseguiu salvá-lo simplesmente substituindo a ração comercial por uma comida de boa qualidade.

De acordo com o livro “The Whole Pet Diet”, Andi resolveu fazer uma longa pesquisa sobre o assunto e, descobriu que muitos problemas de saúde que os nossos “amiguinhos” enfrentam são devido aos conservantes, preservativos químicos, corantes e vários ingredientes químicos que são colocados nas rações comerciais, até mesmo naquelas que vêm com rótulos de “naturais”.

Andi Brown, considerada pioneira em cuidados holísticos a animais domésticos, experimentou esta receita em vários animais com muito sucesso. E, em muitos casos, como foi o do seu gatinho chamado Spot (Malhado), conseguiu reverter um quadro crítico, considerado praticamente sem solução.

Segundo Andi, um em quatro animais domésticos estão obesos e, todos os anos os proprietários de animais gastam fortunas incalculáveis tentando tratar seus animais com quadros de alergias, problemas nas juntas, doenças do trato digestivo e, outras doenças graves, que poderiam melhorar drasticamente com uma comida de boa qualidade, limpa (sem aditivos perigosos), feita em casa, como se fazia antigamente.

A história da cachorra Lory, uma pastora de Shetland, publicada no FaceBook, conta o drama da proprietária e, desse animal diagnosticado com um câncer do tipo mastocitoma de grau III com alto índice de metástase.

Desenganada pelos veterinários, a dona da Lory resolveu substituir a ração por uma comida à base de legumes e proteína que ela mesmo resolveu fazer. Em apenas 17 dias, a recuperação de Lory foi tão impressionante que a sua dona resolveu publicar a história no FaceBook, para alertar às pessoas que têm animais sobre os perigos das rações comerciais.

a qualidade da comida que o seu animal come é fundamental para a saúde dele

O preço que estamos pagando pela forma nada saudável que a modernidade nos obriga a levar a vida, está se estendendo aos nossos valiosos companheiros.

Vale a pena ler o livro escrito por Andi Brown, assim como a história da Lory na íntegra.

Enquanto isso, se quiserem investir numa mudança mega benéfica para o seu bichinho, segue a receita do ensopado que Andi Brown criou, para salvar o seu gatinho Malhado. Na verdade, Andi salvou muitos outros animais, além do Malhado.

O Ensopado Milagroso do Malhado

Ingredientes:

1.5 Kg de galinha ou peru (com pele, ossos e tudo mais)

1 xícara de ervilhas

1 xícara de cenouras

½ xícara de batata doce

½ xícara de abobrinha

½ xícara de abóbora *1

½ xícara de vagem

½ xícara de aipo

1 colher de sopa de kelp *2

1 colher de sopa de alecrim seco

de 11 a 16 xícaras de água filtrada

 *1. A receita original leva o que se chama nos Estados Unidos de “yellow zuchini”, que é igualzinho à abobrinha, só que amarela. No Brasil, se fôr encontrado, pode se chamar abóbora-menina, ou abobrinha amarela. Por via das dúvidas, adaptei para abóbora, pois é tudo da mesma família!

*2. Kelp é o nome que se dá às cinzas de algas de grande porte das quais se extrai o iodo.

Apenas para cachorros: acrescente 1 xícara de cevada integral e 1 xícara mal cheia de aveia. Ajuste a quantidade de água para dar um total de 16 xícaras.

A Andi não recomenda que se acrescentem os grãos para os gatos.

Modo de Fazer:

Coloque todos os ingredientes em uma panela (de preferência de aço inox!). Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por duas horas. As cenouras devem estar macias. Retire do fogo, deixe esfriar e desosse a galinha. Use um processador de alimentos para fazer uma espécie de papa, trabalhando em pequenas porções de cada vez.

O purê deve ser mais grosso para cachorros e um pouco mais aguado para gatos. Refrigere o que vai precisar por três dias e o resto ponha no congelador.

Porções:

A quantidade vai variar em relação à idade, nível de atividade, estado de saúde, peso entre outros fatores.

Um gato adulto, digamos que possa comer 1 xícara por dia.

Quanto aos cachorros, segue uma tabelinha que dá uma idéia:

Se pesar até uns 4.5 quilos dê 1 a ½ xícaras

Se pesar de 5 a 9 quilos dê 2 a 3 xícaras

Se pesar de 9.5 a 18 quilos dê 4 xícaras

A melhor coisa é seguir os sinais que o seu próprio animal dá em relação à porção ideal. Estes anjinhos só faltam falar. Sinalizam tudo com gestos e, principalmente com o olhar. Fiquem ligados.

Não se esqueçam que o ingrediente principal para tratar o seu bichinho, além de boa comida e exercícios diários…. é…. é…é… quem advinha?

C A R I N H O!

Au! Au!Au!Au!Au!Au!Au!

Está gostando do conteúdo? COMPARTILHE!