Soluções naturais para o alívio da dor de joelho

Em geral, não damos muito valor à nossa capacidade inata de nos movimentarmos, até essa capacidade ficar limitada. Para muita gente, essa perda ou limitação dos movimentos chega na forma de uma artrite ou de inflamação em uma ou mais articulações do corpo.

Há dois tipos de situação: uma em que a cartilagem, que amortece os ossos, se desgasta até que fique um osso esfregando no outro. E, existe o caso em que a membrana sinovial, um tecido mole que também protege as articulações, inflama, devido a um desequilíbrio do sistema imunológico.

Seja de que tipo for, essa inflamação nas articulações causa um enorme desconforto e uma dor indescritível. O joelho é uma das juntas que mais sofre com esse problema. Foi pensando nisso, que nós aqui do Blog Alternativas Saudáveis resolvemos compartilhar com vocês algumas soluções naturais, que ajudam bastante no alívio da dor no joelho.

dor no joelho # 2

Imersão com sal amargo

O sal amargo tem uma alta concentração de magnésio (na forma de sulfato), que é um mineral polivalente, porque ajuda o nosso corpo de diferentes maneiras, sendo uma delas, o alívio de dores, incluindo as dores das articulações quando inflamam.

o banho de sal amargo alivia a dor de joelho

o banho de sal amargo alivia a dor de joelho

O que você vai precisar:

2 xícaras de sal amargo (que você compra na farmácia)

Uma banheira

Água morna

Como fazer:

Encha a banheira com água morna. Acrescente 2 xícaras com sal amargo. Fique de molho na banheira, pelo menos, por 20 minutos.

Obs.: Se você não tiver banheira em casa, arrume um recipiente com a boca bem larga, de maneiras que consiga colocar o seu joelho nessa mistura de sal amargo com água morna.

 Chá de açafrão e gengibre

Açafrão e gengibre são ambos antiinflamatórios e, com certeza, podem ajudar muito nesses casos. O açafrão, que está muito na moda ultimamente, tem um ingrediente, a cúrcuma, que é um antiinflamatório poderosíssimo. Há estudos que afirmam que a cúrcuma diminui as enzimas que causam a inflamação. Faça o chá feito com açafrão e gengibre, que fica com um gosto picante muito interessante e, tome todos os dias.

o chá de gengibre e açafrão é um antiinflamatório poderoso que alivia a dor de joelho

o chá de gengibre e açafrão é um antiinflamatório poderoso que alivia a dor de joelho

O que você vai precisar:

2 xícaras de água

½ colher de chá de gengibre ralado ou em pó

½ colher de chá de açafrão

mel a gosto

Como fazer:

Ferva a água. Acrescente o gengibre e o açafrão. Apague o fogo e, deixe o chá descansar por 10 a 15 minutos. Coe e tempere com mel a gosto. Tome 2 xícaras por dia.

Salada de dente de leão temperada com azeite extra virgem prensado a frio

Pesquisas feitas com a planta dente de leão mostram que as suas folhas têm a capacidade de reparar tecidos danificados do corpo, assim como de ajudar o fígado a tirar as toxinas do sangue. Essas pesquisas revelaram também que, por ser rico em ácido linoléico, que regula o sistema imunológico, o dente de leão é um remédio efetivo e natural para dores nas juntas, incluindo a dor de joelho.

Se acrescentarmos o azeite extra virgem, prensado a frio, às folhas do dente de leão, aí sim teremos um remédio ainda mais eficaz para a dor de joelho. Porquê? Porque o azeite (tem de ser extra virgem e prensado a frio, tá, pessoal?) tem componentes que simplesmente inibem as enzimas que causam inflamação, do mesmo jeito que o Advil e as aspirina fazem. Que tal?

Se o azeite não for extra virgem, prensado a frio, porém, essas substâncias se perderão nos demais processos de produção. Portanto, além de comer o azeite com as folhas de dente de leão, vocês podem esfregar um pouco desse alimento extraordinário no joelho que está dolorido, fazendo uma massagem leve, duas vezes ao dia.

o dente-de-leão é uma planta com muitos benefícios medicinais, entre eles, desinflama as articulações e desintoxica o fígado

o dente-de-leão é uma planta com muitos benefícios medicinais, entre eles, desinflama as articulações e desintoxica o fígado

O que você vai precisar/Como fazer:

Uma mão cheia de folhas de dente de leão

Misture outras verduras que sejam do seu gosto

Tempere com azeite de oliva extra virgem prensado a frio

Mudança no padrão de comportamento

Quem disse que dor de joelho tem a ver com orgulho e inflexibilidade? Quem disse isso foi a renomada filósofa e escritora Louise Hay, ícone da metafísica da saúde, que atribui uma causa emocional/comportamental para todas as doenças e desequilíbrios.

Segundo Louise Hay, os joelhos representam o orgulho e o ego. Se a pessoa não quer se “dobrar”, acaba tendo problema nos joelhos, para que, através da doença, finalmente, se “dobre”, para que seja mais flexível. Faz sentido, não faz?

A famosa metafísica recomenda que a pessoa doente cultive um novo padrão de comportamento, para cortar o mal pela raiz e, sugere o seguinte novo padrão de comportamento, para quem tem dor de joelho:

Sou flexível e deixo-me fluir. (Repita várias vezes ao dia)

toda doença pede mudança, seja de hábitos, seja de estilo de vida, seja de comportamento

toda doença pede mudança, seja de hábitos, seja de estilo de vida, seja de comportamento

E você já experimentou algum desses remédios naturais? Venham aqui contar pra gente!

Acompanhem a continuação desse tema em futuras publicações, quando trataremos do uso de florais e óleos essenciais, para o alívio da dor de joelho. Fiquem ligados!

Se gostou do que leu, curta a fan page do blog no facebook

https://www.facebook.com/AlternativasSaudaveis

curta a nossa página no facebook

curta a nossa página no facebook

Comentários
  1. 10 meses ago
  2. 4 anos ago
  3. 4 anos ago
  4. 4 anos ago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TESTE