Remédios naturais para pés e tornozelos inchados

O inchaço dos pés e tornozelos, também conhecido como edema, acontece devido ao excesso de água no organismo que se expande. Esta condição pode indicar problemas sérios de saúde, como por exemplo,  diabetes, cirrose, problemas de coração ou Aids. Outras possíveis causas são gravidez, alergias ou sentar-se na mesma posição por muitas horas.

A boa notícia é que há alguns remédios naturais que podem ajudar a aliviar essa condição. De qualquer forma, é essencial consultar um médico para verificar se a pessoa que sofre desse tipo de edema tem algum problema sério de saúde subjacente.

A herbalista bósnia naturalizada norte-americana Ema Omanovic,  no seu site www.emasherbs.com, nos dá algumas dicas que podem ser muito úteis para quem sofre desse problema.

o inchaço dos pés e tornozelos podem  estar apontando para uma doença grave subjacente

1. Limpe os rins

Neste artigo, Ema sugere que essas pessoas façam uma limpeza nos rins com algumas ervas que ela indica. A receita do chá, que ela chama de Kidney Cleanse, está no seu site. A maioria das ervas que ela indica são de procedência norte-americana.

Como fica complicado para nós conseguirmos esta mistura de ervas aqui do Brasil, sugiro uma receita bem simples e bem brasileira de ervas que limpam os rins. A receita é a seguinte: cabelo de milho, cana do brejo, chapéu de couro e cipó cabeludo. Misture as ervas em partes iguais. Derrame 1 litro de água fervendo sobre 2 colheres de sopa dessa mistura. Beba 3 copos por dia por 3 semanas.

2. Procure comer alimentos diuréticos

Exemplo: aipo, alface, aspargo, cebola, melancia, pepino, pêra, tomate, etc

3. Ponha os pés de molho no chá de sementes de coentro

Ema Omanovic recomenda que se faça lava-pés com sementes de coentro ou coriandro. Ela diz o seguinte: Ferva de 2 a 3 colheres de sopa de sementes de coentro em 2 xícaras de água, até que a mistura fique reduzida à metade.

Deixe esfriar até a água ficar morna. Coloque o chá em um recipiente e ponha os dois pés de molho.

4. Massageie os pés e os tornozelos com óleo de mostarda

Aqueça o óleo de mostarda e massageie os pés e os tornozelos com esse óleo que é um santo remédio para o inchaço dos pés e dos tornozelos.

Acredito que você possa encontrar esse óleo em lojas naturais ou em delicatesses.

5. Coloque as pernas para cima

De hora em hora por 5 minutos ou 2 vezes ao dia por 30 minutos.

6. Diminua o sal

O excesso de sal faz o organismo reter líquido.

7. Beba no mínimo 8 copos de água por dia

Os rins, um dos filtros do corpo, precisam de uma quantidade mínima de água para funcionarem bem.

8. Faça exercícios regularmente

Fazer exercícios regularmente melhora a circulação e ajuda o corpo a eliminar o excesso de líquido pelo suor.

Ficam as dicas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TESTE