Uma refeição deliciosa que põe o nosso metabolismo pra trabalhar!

A nutricionista norte-americana Maria Emmerich, super especializada em metabolismo, afirma que para mantermos um peso saudável, além de uma alimentação adequada e exercícios regulares, precisamos de estar em dia com a nossa química cerebral.

Emmerich, em seu livro Secrets to Controlling your Weight, Cravings and Mood (Segredos para Controlar o Peso, a Ânsia para Comer e o Humor), nos lembra em tempo de uma das máximas de Hipócrates, filósofo grego, considerado o Pai da Medicina, que viveu lá pelos idos de 400 A.C: “As doenças mais fatais, agudas e perigosas, assim como as mais difíceis de serem entendidas, têm todas a ver com o funcionamento do cérebro”.

um livro altamente revelador sobre metabolismo

livro da nutricionista Maria Emmerich

A brilhante nutricionista afirma que a solução para o “sofrido problema do excesso de peso” está no equilíbrio dos neurotransmissores cerebrais, que são serotonina, GABA, acetilcolina e dopamina. Emmerich explica, com base em recentes pesquisas e na sua vasta prática clínica que a serotonina influencia o apetite, que o GABA regula a fome emocional, que a acetilcolina regula o mecanismo de armazenamento da gordura  e, que a dopamina controla o metabolismo.

Maria Emmerich chama a atenção para a necessidade de dormirmos bem, para o bom funcionamento do nosso metabolismo e, nos alerta para os perigos do consumo de alimentos industrializados, não somente porque vêm com grande parte dos seus nutrientes alterados, mas também porque são encharcados com tóxicos extremamente prejudiciais à saúde, como por exemplo, os colorantes, que são feitos de petróleo.

A inovadora nutricionista desmistifica muitas crenças arraigadas em relação à alimentação e obesidade, quando, para surpresa dos adeptos à dietas sem gordura de baixa caloria, enaltece os benefícios das gorduras de boa qualidade como por exemplo, o abacate, o óleo de côco, o óleo de macadâmia, as castanhas, a linhaça, o salmão e as sardinhas para ajudar na famigerada luta contra o excesso de peso.

O Dr. Mark Hyman, médico norte americano e autor de alguns bestsellers, como por exemplo, The Blood Sugar Solution (A Solução para os Problemas de Açúcar no Sangue) é enfático quando diz que gordura não engorda. Dr. Hyman diz que se nós não ingerirmos as gorduras “boas”, a nossa biologia “quebra”. Segundo Hyman, as boas gorduras são imprescindíveis para o perfeito mecanismo da insulina, para o controle dos níveis de açúcar no sangue e, para a construção e manutenção de membranas celulares saudáveis. Além disso, nada como essas ilustres desconhecidas para saciarem a nossa fome…! Como a nutricionista Maria Emmerich, Hyman advoga a ingestão de peixes de água fria, como salmão, sardinhas e herring, azeite extra-virgem, azeitonas, abacate, castanhas, óleo de linhaça, gergelim e  o extraordinário óleo de côco.

Gorduras boas que fazem muito bem à saúde!

cinco fontes de gorduras boas

Para Maria Emmerich e para o Dr. Mark Hyman, o grande vilão é o carboidrato (açúcar e amido em todas as formas), porque eleva os níveis de insulina, o que altera, danifica e mexe com todos os sistemas do organismo. O doce veneno é uma porta aberta para todas as doenças graves.

Maria Emmerich, o Dr. Mark Hyman e outros mega especialistas de nutrição de ponta, na verdade, estão nos apresentando a um novo paradigma de alimentação, que nos traz soluções e, um novo olhar sobre problemas tão graves quanto complexos, como é o caso da obesidade.

Emmerich nos faz essa importante revelação sobre o papel dos neurotransmissores e, de como eles nos afetam fisicamente, emocionalmente e mentalmente. Segundo ela, há muitas pessoas que nascem com uma predisposição genética, que as impedem de produzirem quantidades adequadas dos tão importantes neurotransmissores cerebrais. Mas, uma suplementação específica pode corrigir esse problema, acrescenta ela.

Além de tudo isso, Maria Emmerich é exímia cozinheira e cria pratos deliciosos, que equilibram a nossa química cerebral e fazem o nosso metabolismo trabalhar eficientemente. Ulalá!

A nossa Zizi Mommy fez a versão dela do Salmão com Creme de Abacate da Maria Emmerich, aqui para o Blog Alternativas Saudáveis, em primeira mão para vocês! Vamos à receita?

um prato gostoso que ajuda a emagrecer

um prato gostoso que ajuda a emagrecer

ingredientes:                                                                     serve 4 pessoas

2 abacates grandes, cortados e descascados

3 colheres de sopa de suco de limão

3 colheres de sopa de óleo de côco

1 colher de sopa de cebolinha cortada bem fininha

1 colher de sopa de salsinha

1 colher de chá de mostarda Dijon

sal marinho e pimenta ao gosto

de ½ a 1 kg de filés de salmão

óleo de côco

modo de fazer:

bata o abacate, o limão e o óleo de côco no liquidificador até conseguir uma consistência cremosa; acrescente a salsa e a cebolinha à mistura e, bata somente para misturar; coloque a mistura em um recipiente, acrescente a mostarda, o sal marinho e a pimenta a gosto.

refogue os filé de salmão com óleo de côco, muita cebola, tomate e um pouquinho (1 colher de chá) de molho Teriyaki até que fiquem bem coradinhos; refogue de um lado, depois do outro; não os deixe cozinhar demais.

quando os filés de salmão estiverem “no ponto”, sirva-os quentinhos com o saboroso creme de abacate por cima…hummm!!!!

dados nutricionais:

calorias                     221

proteína                     31 grs

carboidratos             7 grs

fibras                         2 grs

neurotransmissores:

serotonia                   salmão

GABA                        cebolina, abacate

acetilcolina               salmão, abacate, óleo de côco

dopanina                  salmão

Este foi o primeiro artigo da série: Uma Questão de Peso. Pretendo publicar muitos outros artigos sobre nutrição funcional, metabolismo e obesidade, com base nas descobertas de profissionais como Maria Emmerich, Dr. Mark Hyman e Dr. William Davis, por exemplo, que são pioneiros de um novo paradigma de saúde.

Fiquem ligados!

Tin-Tin!!!

Comentários
  1. 5 anos ago
  2. 5 anos ago
  3. 5 anos ago
  4. 5 anos ago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TESTE