Espaguete de Chuchu ao Molho Pesto com Castanhas de Caju

Além de gostoso e bonito, este prato tem propriedades medicinais. O chuchu tem muito mais graça do que se imagina e, guarda segredos que a sua saúde vai gostar de saber! Quem diria…!

Existe um certo preconceito em torno do chuchu, fruto  da família curcubitaceae, da qual também fazem parte o pepino, o melão, a melancia, a abobrinha e a abóbora. Se pensarmos nos seus parentes, podemos deduzir que, de cara, o chuchu ajuda os rins a funcionarem melhor, porque é diurético.

Mas, não param aí os benefícios desse alimento tão discreto quanto saudável. O seu alto teor de fibras ajuda no perfeito funcionamento do intestino. Rico em magnésio, cálcio e potássio pode ser um poderoso aliado na luta (de muitas pessoas), para regularizar a pressão arterial, principalmente se for consumido em sucos ou na forma de chá das suas folhas.

Por causa de tudo isso e, pegando carona na receita de chuchu ao pesto do Prof. Alberto Bastos, acupunturista e fitoterapeuta de primeira grandeza e cozinheiro de mão cheia, a Zizi Mommy criou o Espaguete de Chuchu ao Molho Pesto com Castanhas de Caju. Vamos à receita?

Chuchu cozido al dente com molho pesto e castanhas de caju

Ingredientes:

2 chuchus (de preferência orgânicos)

1 ou 2 colheres de sopa de óleo de côco

1 ou 2 colheres de sopa de molho pesto

1 mão cheia de castanhas de caju

Sal marinho a gosto

Modo de Fazer:

Descasque os chuchus, corte ao meio e retire aquela parte branca central;

Corte em pedaços o mais cilíndricos possível;

Passe os chuchus no espiralizador; (*1)

Misture o molho pesto (*2) com um pouco do óleo de côco;

Passe essa mistura no chuchu;

Acrescente parte da castanha de caju ralada bem fininha à mistura;

Arrume o chuchu (espiralizado) em um prato;

Enfeite o prato com castanhas de caju inteiras.

 

Para aqueles com paladar mais conservador:

Ferva o chuchu espiralizado antes de misturá-lo ao pesto e às castanhas. Ou se preferir, corte os chuchus em cubinhos e, dê-lhes um rápido cozimento, bem no estilo al dente.

Cozinhar o chuchu demais, elimina todos os seus maravilhosos benefícios.

* 1.  Ainda não vi aqui no Brasil esta máquina ou espiralizador, que corta chuchu, abobrinha, cenoura e muitos outros vegetais nesses formatos inusitados. Tentem o site Amazon.com que tem absolutamente tudo e, já está entregando muita coisa no Brasil. Aventurem-se! O meu espiralizador se chama Joyce Chen Spiral Slicer.

espiralizador de vegetais: novidade por aqui!

*2. O principal ingrediente do Molho Pesto de origem italiana é o manjericão. Você pode comprar pronto ou fazer o seu. Se quiser fazer o seu próprio molho pesto, passe em um processador um maço de manjericão, 50 g de amêndoas, 2 colheres de sopa de azeite, 1 dente de alho, suco de ½ limão e, sal marinho a gosto. Se estiver muito grosso, dilua com um pouco de água quente.

Voilà!

 

Se gostou do que leu, curta a nossa página no FaceBook!

https://www.facebook.com/AlternativasSaudaveis

curta a nossa página no facebook!

curta a nossa página no facebook!

 

 

Comentários
  1. 2 anos ago
  2. 4 anos ago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TESTE