Alternativas Saudáveis: Receitas de Saúde & Bem-Estar

Lavar calçada: necessidade ou vício?

Será que estamos gastando uma cota razoável de água por dia? Segundo pesquisas especializadas, o consumo de água nos grandes centros urbanos brasileiros é assustador. Apesar de ter as maiores reservas de água do mundo, tanto superficiais quanto subterrâneas, o Brasil detém o recorde mundial de desperdício de água por habitante.

lavar calçadas é uma hábito arraigado da cultura brasileira

O velho hábito de lavar as calçadas parece que tem um sabor especial para o povo brasileiro em geral, pois continua firme e forte, apesar de todos os avisos. Lavar carros aos sábados virou também um must na rotina do povo, infelizmente.

Acho bacana um povo ser asseado e preocupado com a limpeza, mas venhamos e convenhamos… essa ritualística lavagem das calçadas está totalmente fora de alinhamento com a verdade sobre a disponibilidade de água no planeta. Afinal, lavar calçadas é necessidade ou vício?

Por causa do elevado custo das operações, que envolvem o sistema de captação, adução e distribuição de água, principalmente nas grandes metrópoles, podemos considerar qualquer tipo de desperdício de água um ato de irresponsabilidade.

Há determinadas coisas que precisam ser repetidas até serem absorvidas. Não seja por isso, vamos aos números! A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou que cada indivíduo necessita de 110 litros de água por dia para o seu consumo e higiene.

Você sabia, por exemplo, que…

  • … um banho de ducha, com meia volta de água de abertura, consome 135 litros de água?
  • … escovar os dentes duas vezes ao dia, com a torneira aberta, por dois minutos, vai consumir 300 litros de água a mais por mês?
  • … lavar o carro, com abertura de meia volta na torneira, durante 30 minutos, consome de 216 a 560 litros de água por lavagem?
  • … um cano com um vazamento contínuo através de um orifício da largura de um palito de dentes representa uma perda de 96.000 litros por mês?
  • … uma mangueira ligada por apenas 15 minutos consome 280 litros de água?

Seriam apenas as pessoas mais simplórias as responsáveis pelo desperdício da lavagem das calçadas? O que dizer dos patrões, proprietários e síndicos, de quem se poderia esperar mais esclarecimento, que mandam essas pessoas a lavarem as calçadas com mangueiras?

O que foi feito da velha e boa dupla da vassoura com o balde? Por que não reutilizar a água com sabão das lavagens de roupas, por exemplo, para lavar garagens, quintais e calçadas?

Especialistas dedicados aos programas de racionalização de consumo de água nos advertem que a água, apesar de ser um recurso natural, é um bem raro, finito e não renovável. Segundo esses nobres colaboradores, se o consumo de água não for corrigido até 2025, a escassez de água causará, entre outras, a perda de mais de 300 milhões de toneladas na produção de alimentos.

Por isso, quando virem alguém por aí lavando calçada com mangueira, vire-se para essa pessoa e, diga alto e em bom tom: Se liga!

Está gostando do conteúdo? COMPARTILHE!