Você dorme bem?

Assim como muita gente não sabe que está desidratada, aproximadamente setenta milhões de pessoas vivem à beira de um colapso físico e mental devido ao déficit de sono. A falta de dormir bem cobra um preço altíssimo à nossa saúde.

Hoje em dia, faz-se pouca distinção entre o dia e a noite. Graças à tecnologia, podemos trabalhar e fazer tudo de sol a sol, ou seja, sem descanso. Mas, os nossos corpos não foram feitos para funcionar nesse ritmo.

Os especialistas dizem que precisamos dormir bem para funcionar bem na vida, para termos saúde e vivermos em segurança. Quando não dormimos o suficiente, acumulamos um déficit de sono que pode ser difícil de “pagar”.

a falta de sono cobra um preço alto a saúde

A falta de sono tem sido ligada a vários problemas de saúde, tais como a obesidade, pressão alta, mau humor, problemas cardíacos, derrame, envelhecimento precoce, improdutividade de maneira geral e, problemas relativos à segurança em casa, no trabalho e nas ruas.

Uma boa noite de sono restaura, corrige e rejuvenesce o nosso corpo. Dormir bem é vital para o nosso sistema imunológico. A falta de descanso e de um sono reparador é um convite a inúmeras doenças.

Segundo o dr. Don Colbert, médico americano especializado em medicina de família e medicina preventiva, devemos dormir de sete a nove horas sem interrupção. Os bebês precisam de cerca de quatorze horas de sono e, uma criança de cinco anos precisa de doze horas, afirma Colbert. A maioria das pessoas se sente bem dormindo oito horas por dia. Um sintoma que pode sinalizar que a pessoa dormiu menos do que precisava são tonteiras e, se dormiu demais a pessoa pode se sentir indisposta, completa o médico americano.

Faz muita diferença quando procuramos relaxar antes de irmos para a cama. Uma música tranquila, um bom livro ou até mesmo um banho mais demorado podem ajudar bastante. O ambiente onde dormimos é também muito importante. A regra de ouro é que o lugar seja totalmente escuro, porque a melatonina, um dos hormônios que regulam o sono, não “entra em ação”  se houver o mais ínfimo foco de luz.

É bom lembrar que sem absoluto silêncio o corpo não se regenera. Ah! Não se esqueçam de desligar os computadores, roteadores, celulares e todos os aparelhos digitais. O electromagnetismo é um dos maiores inimigos de um sono restaurador.

Dormir bem aumenta muito a qualidade de vida e, é essencial para que enfrentemos os desafios do nosso dia-a-dia. Invista em um sono de qualidade. A hora de dormir é sagrada!

Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TESTE